A Queiroz Galvão Óleo e Gás (QGOG), especializada em prestação de serviços de perfuração e produção, vem obtendo sucessivas conquistas em seu mercado nos últimos anos.

Em 2013, a Queiroz Galvão Óleo e Gás atingiu marcos relevantes que consolidaram sua liderança entre as prestadoras de serviços do segmento no Brasil. A empresa encerrou o ano com um portfólio que inclui 12 sondas de perfuração offshore (incluindo quatro em construção), nove sondas onshore e parcerias na operação de seis unidades flutuantes de produção (FPSOs), três delas em construção. Na prestação de serviços de perfuração offshore, a QGOG contou com duas novas unidades em operação para águas ultraprofundas, os navios-sonda Amaralina Star e Laguna Star, que superaram rapidamente a curva de aprendizado e apresentaram excelente desempenho operacional em seu primeiro ano de operação. 

Outro destaque importante nas atividades offshore foi a primeira certificação de conteúdo local conferida pela Agência Nacional do Petróleo e Biocombustíveis (ANP) à plataforma Olinda Star.

A iniciativa serve para incrementar a participação da indústria nacional de bens e serviços, em bases competitivas, nos projetos de exploração e desenvolvimento da produção de petróleo e gás natural. Contratada pela Petrobras, a Olinda Star opera em águas profundas (capaz de perfurar poços com 7.000 m de profundidade).

O desafio de avançar no mercado de operação de FPSOs ¿ plataformas flutuantes de produção, com capacidade de armazenamento e escoamento ¿ foi plenamente superado. As unidades Cidade de Paraty e P-63, que entraram em atividade em 2013, juntaram-se ao FPSO Capixaba, em operação desde 2006. O Cidade de Paraty é um dos FPSOs mais complexos do mundo. A QGOG participou, com seu corpo técnico, do comissionamento do projeto, além de contar com funcionários na operação da unidade, que teve início em junho de 2013. No mesmo mês, a P-63 também iniciou operações. A unidade tem um significado especial para a sinergia entre as empresas do Grupo, por ter sido construída por uma joint-venture que inclui o Estaleiro Honório Bicalho, empresa da área de negócios Naval e Offshore.